Importância

Home / Importância

Importância

A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida. Com uma instituição não é diferente. Preservar a memória       institucional é manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar ações futuras.
Também é preciso olhar para as pessoas, pois a história institucional é uma construção que traz em si as marcas dos sujeitos que dela fazem parte. Tanto os servidores que passaram pela Câmara Municipal de Natal como os que continuam trabalhando nela têm dado sua contribuição para construir essa história que se busca preservar.
Entre tantos fatos e visões, práticas e discursos, o Grupo de Resgate Histórico – GRH tem selecionado alguns acontecimentos que marcaram a história da Câmara Municipal de Natal. Por trás de cada aspecto levantado, há muitos sujeitos que contribuíram com seu trabalho e ações, motivados pelas demandas do seu tempo e pela situação social, política e econômica de cada época.
Preservar a memória institucional não é só resgatar o passado. Também é compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos. É refletir sobre a história, não apenas como quem recorda, mas exercitando uma verdadeira práxis, em que a reflexão e a prática andam lado a lado.